sábado, 4 de abril de 2009

O Cristão e o deserto


(Mateus 3:1-10;Marcos 1:1-6;Lucas 3:1-9; João 1: 6-19)

Muitos são os cristãos que fazem uma alusão do deserto como algo ruim, inóspito, sombrio e solitário. As canções colocam temáticas sobre o deserto que o homem e a mulher de Deus passam, os pastores e pastoras preparam suas homílias sobre o deserto com uma esperança: De Deus se manifestar de maneira sobrenatural e isso realmente é verdade. Mas é necessário passarmos pelo deserto que, segundo as canções, as pregações são os momentos de luta, de dificuldade de solidão e abandono. Por que o cristão precisa passar pelo deserto?
Muitos são os questionamentos de que o Evangelho de Cristo vai ter paz exterior, estaremos isentos de problemas e tudo será muito bonito. Pura fantasia!
A própria palavra de Deus diz que o Reino dos Céus é tomado por esforços (Mateus 11:12), ou seja, temos que nos esforçar para conquistarmos as vitórias que o Senhor nos promete. É preciso que as pessoas se conscientizem que para subirmos ao monte, Deus nos leva ao deserto para reconhecermos que sempre precisamos Dele.
O que seria se tudo fosse muito lindo como pregam alguns religiosos? Você não teria motivos pra buscar ao Senhor, desviaria dos Caminhos Dele e se orgulharia dizendo que pela sua própria força você tem conquistado, ou seja, Você seria o Centro da sua vitória e não Deus. Algumas características do deserto:
1- O deserto é local de quebra de paradigmas, o que significa? Quebra de padrões religiosos etradicionais, ou seja, da hipocrisia da religião. Perceba como João Batista se vestia.

2- Deserto representa sair das preocupações cotidianas para buscar ao Senhor. Significa o momento de estarmos a sós com o Senhor.

3- O povo saía da cidade da Judéia em direção ao deserto para ser batizado por João. Deserto é lugar de encontro com Deus, lugar de nascer da água e do Espírito.

4- Deserto é lugar de confissão e revelação.

5- Deserto é o lugar de forjar o caráter. O caráter de Moisés, de Josué foram forjados no deserto, ou seja eles foram preparados por Deus para assumir uma grande liderança.

6- Deserto é lugar de doutrina (veja Lucas 3:10 em diante).

7- Deserto é lugar de provisão de Deus (veja Êxodo 16 e I Reis 17:4);

8-Deserto é lugar do Senhor guiar os que confiam Nele com a coluna de nuvem e coluna de fogo (Êxodo 13:20-22).

9- Deserto é lugar de Deus responder as orações (Gênesis 21:17)

10-Deserto é lugar de fortalecimento (Gênesis 21:18; I Reis 19:6-8).

11- Deserto é lugar de água em abundância, de saciar a sede (Gênesis 21:19).

Em Deuteronômio capítulo 8 versículos 1-9, fala da disciplina do Senhor ao povo escolhido para herdar a Boa Terra, ou seja, Canaã. Deus prova os corações, permite que o homem e a mulher passem pelo deserto paraformar o caráter e, posteriormente, para honrá-los.

Como está o teu coração diante de Deus? Será que você tem murmurado por causa das tempestades, do mar de problemas em sua frente, da fome, da sede, dos problemas familiares? Você tem se levantado contra Deus, deixou de ir à igreja fazer as correntes ou está pensando em se afastar de Deus? Se você está assim, sinto muito, mas você morrerá no deserto.

Lembre que o Senhor nunca mudou. Ele foi, é e será o grande El-Shadai (Deus Todo Poderoso); como está escrito no Livro de Hebreus 13:8.

Deus quer fazer o sobrenatural em sua vida, nas suas finanças, na sua família; basta apenas uma coisa: fidelidade e amor ao Senhor Jesus Cristo. Seja fiel e com certeza, grandes bênçãos te rodearão e te seguirão.
Com Amor,
Paistor Weliton

Nenhum comentário: