sábado, 4 de abril de 2009

O Cristão e o deserto 2

Homens que, após passarem pelo deserto conquistaram e fizeram grandes maravilhas pelo poder de Deus:

Abrão – Deus o chamou de Ur dos Caldeus; ele tevetanta fé que seguiu o Deus Desconhecido e acreditou. Separando-se do sobrinho Ló, seguiu o caminho do deserto e neste mesmo lugar, o Senhor falou com ele para sair da tenda e contar as estrelas dos céus. Se Abrão pudesse contar,então ele contaria o número de descendentes que Deus o daria. Ele creu e isto foi imputado por Justiça (Gênesis 15:6). Teve seu nome mudado posteriormente para Abraão, que significa pai de multidões e teve muitos descendentes, mesmo sendo Sarai, tua esposa uma mulher estéril. O Senhor abriu a madre de Sarai e mudou seu nome para Sara, que significa mãe de multidões e esta gerou Isaque. É exemplo de fé, confiança e fidelidade ao Senhor.

Moisés – após salvar um israelita de ser espancado,foi perseguido por faraó, indo em direção ao deserto. Ficou quarenta anos no deserto até conhecer o Senhor no monte Sinai. O Senhor falou com Moisés para libertar o povo do Egito e da opressão de faraó. Quando Moisés voltou ao Egito,Deus se manifestou com grandes maravilhas e no mar vermelho, o Senhor fez com que Moisés e todo povo israelita passasse o mar vermelho, pois o Senhor tinha aberto o mar e todos passaram a pés enxutos. No deserto Deus sempre manifestou o sobrenatural na vida de Moisés e do povo de Israel, mas infelizmente existiam pessoas que não acreditavam, duvidavam do Senhor, murmuravam e por isso morreram no deserto; mas aqueles que confiaram no Senhor passaram além do Jordão e herdaram a Boa Terra que o Senhor tinha prometido.

Josué e Calebe – foram um dos espias que ficou quarenta dias observando Canaã e quando trouxe o relatório a Moisés não duvidaram mas creram que o Senhor proveria e daria vitórias e grandes conquistas. Por causa da incredulidade dos outros 10, que foram mortos pelo Senhor, eles tiveram que esperar quarenta anos para conquistar a Boa Terra, mas não duvidaram e não murmuram; acreditaram e perseveraram no Senhor.Posteriormente, Josué tornar-se-ia o sucessor de Moisés, o grande líder. A missão de ambos foi buscar o Senhor, preparar, discipular e enviar a nova geração de soldados e guerreiros do Senhor. Todas as promessas de Deus se cumpriram na vida de Josué, Calebe, de seus descendentes e discípulos.

Elias, o tesbita - foi preparado pelo Senhor no deserto, sendo alimentado pelos corvos e Deus proveu água numa Israel corrompida pela prostituição, ou seja, culto às imagens de escultura, ou culto a Baal. Jezabel, a sacerdotisa de baal, foi quem corrompeu o povo e desviou o rei Acabe dos caminhos do Senhor. Por essa razão, Elias determinou que durante três anos e meio não houvesse chuva na terra, mas o Senhor proveu água e alimento para Elias. Depois que saiu do deserto, multiplicou o azeite da viúva de Sarepta, ressuscitou seu filho (houve a primeira ressurreição), desafiou os profetas de Baal e reedificou o altar do Senhor. Posteriormente, foi levado para os céus num carro de fogo, deixando Eliseu para ser seu sucessor.

João Batista – vivia no deserto e sua missão foi preparar o caminho do Senhor. Muitas pessoas deixavam a Judéia para buscar orientação da palavra de Deus por intermédio de João Batista. Nesta época,havia uma apostasia, pois as seitas dos fariseus, dos saduceus, dos essênios e dos herodianos viviam de hipocrisia, colocando julgo pesado nas costas do povo.Por isso a multidão saía da Judéia para ser orientado e batizado por João. Ele preparou o Caminho do Senhor e posteriormente, batizou-o nas águas.

Senhor Jesus – estava cheio do Espírito Santo, foi guiado pelo Espírito Santo para ser tentado pelo diabo durante 40 dias .Venceu as tentações por meio da Palavra de Deus, do Jejum e da direção do Espírito Santo. Depois que saiu do deserto, os anjos o servia e começou seu ministério terreno onde fez grandes milagres e nos deu a libertação através da cruz. Somos frutos do grande amor de Deus por intermédio do Senhor Jesus, Glórias a Deus!

Sabe o que esses homens tinham em comum? Eles obedeciam a palavra de Deus, eram fiéis ao Senhor, procurava viver uma vida de integridade, em meio às dificuldades que existiam, eram guiados pelo Espírito Santo e procuravam buscar a presença de Deus. No deserto, não murmure, não duvide, mas creia que o Senhor te dará um grande livramento e muitas conquistas e maravilhas de Deus você verá.

Pois, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8).

Nenhum comentário: