quarta-feira, 25 de março de 2009

O orgulho

“Assim diz oSenhor Deus: no orgulho do teu coração tu dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares (sendo tu homem e não Deus), estimas o teu coração como se fosse o coração de Deus.” (Ezequiel28: 2). O orgulho sufoca, destrói, mata, derruba, etc. É um pecado mencionado com bastante freqüência nas Escrituras e todas as suas menções indicam que Deus o odeia. Deus realmente abomina o sentimento de orgulho! Toda criatura que cai nesta perigosa cilada enfrenta o Deus todo poderoso sem o menor temor. Isto porque o orgulho cega o entendimento. Ele faz seus escravos pensarem que podem tomar o lugar do Onipotente Deus ou que podem ser uma criatura superior às outras. Mas isto é engano, um caminho que leva tudo à destruição.

A pessoa orgulhosa é sábia aos seus próprios olhos (Provérbios 3:7; Romanos 12:16), daí não ser aberta ao ensinamento ou ao conselho (Provérbios 9:7-12 e outros). A pessoa "superior" pode posar como adoradora, mas presume conhecer melhor do que Deus como se deve adorar (veja 2 Crônicas 26:16; Mateus 15:7-9), sua adoração realmente saindo de sua própria vontade (Colossenses 2:23). O orgulho pode ser refletido em soberba vazia e jactanciosa (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2); ou na presunção de que se tem mais domínio sobre a vida do que realmente se tem (Tiago 4:16 e contexto);ou em pretensiosa exibição com respeito a coisas materiais (1 João 2:16). Pode ser visto num ar de superioridade, "olhar altivo" (Provérbios 6:17; Salmo 101:5; Provérbios21:4), num falar insolente (Salmo 17:10).

O orgulho foi o primeiro inimigo de Deus. Foi o primeiro pecado no Paraíso e será o último pecado que deixaremos na terra. Como pecado, o orgulho é singular. Muitos pecados nos afastam de Deus, mas o orgulho é um ataque direto contra Deus. Eleva nosso coração acima de Deus e contra Ele. O orgulho procura destronar a Deus e entronizar a si mesmo.
O orgulho também procura destronar meu próximo. Sempre coloca a idolatria do“ego” acima do meu próximo. O orgulho é complexo, assume muitas formas eestilos, ou seja, tira se uma camada de orgulho do coração, por baixo já tem outra.

É um dos mais freqüentes pecados cometidos pelos crentes. Muitos por louvarem ao Senhor, obter sucesso financeiro, ou até mesmo pregar e se destacar naquilo que Deus capacitou, troca “Deus” (tirando o D inicial e o s final, pela palavra “eu”). O dom é do Espírito Santo, não nossa propriedade peculiar; não podemos usar para proveito próprio. Um dia, Deus pedirá conta de todo dom que entregou em nossas mãos. E você, entregará ao Senhor ou vai esconder e apropriar para si, como fez aquele que recebeu um talento? (ver Mateus25:14-30). Os dons de Deus não são para nossa exibição, o nosso corpo não é para ser mostrado ao mundo, é templo do Espírito Santo. Os dons são para edificação, para prestarmos serviços aos nossos irmãos, propagando a palavra de Deus.

A origem do orgulho está em Satanás (ver Ezequiel 28: 12-19), queria ser como Deus, tentando destroná-lo. Assim nasceu a primeira contendo no céu, onde o diabo ludibriou e seduziu a terça parte dos anjos, que acreditaram nasp romessas do futuro “senhor”. Mas com Deus ninguém brinca e ninguém pode enganar. Pois Ele é fogo que consome, Deus Zeloso e odeia e abomina o orgulho. Satanás foi expulso por Deus e lançados no inferno, onde espera ser lançado nol ago do fogo e enxofre. A terça parte dos anjos são demônios que foram lançados no abismo e tentam destruir a criação principal de Deus: o ser humano, procurando deturpar, seduzir e ludibriar para o pecado do orgulho, da prostituição, do homossexualismo, dos vícios do cigarro, da bebida alcoólica, colocando doenças, sensualidade, xenofobia, racismo, acepção de pessoas, etc.
Não estou aqui com comportamentos homofóbicos ou racistas, mas estou querendo dizer que as coisas mencionadas são pecados. Deus ama o pecador, mas odeia o pecado;quem sou eu para ser maior que Deus.

Temos um Nome que está acima de Todo o nome, o Nome do Senhor Jesus que venceu o diabo e os demônios. Nesse nome os demônios crêem e estremecem (Tiago 2:19). Clame pelo nome do Senhor Jesus e você será liberto de tudo isto.

A propósito, aqueles que pensam que o sentimento de orgulho não traz contenda e desordem, estão completamente errados. O orgulho causa confusão, contenda, mágoa, brigas, discussões, divisões ministeriais, etc. Além disso, o cristão quando é orgulhoso envergonha o nome de Cristo, pois isto contraria tudo o que o Mestre ensinou e viveu. Para vencermos o orgulho, temos que se arrepender donde caímos e buscar de Deus o maior e o primeiro fruto do Espírito Santo: o Amor, pois Deus é Amor (I João 4:7-8).

Nenhum comentário: