quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Visão de Corpo e Família

Segundo a Palavra de Deus em Efésios capítulo 2 versículo 19, que diz: "Assim, já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus."

Ora, se somos da família de Deus, temos que cuidar uns dos outros como se fossem filhos, irmãos, pais e mães. Se um pai ver seu filho com fome, será que ele não irá se compadecer e arrumar algo para seu filho comer? Quantas são as pessoas que estão com necessidades físicas ( passando necessidade financeira, doenças, entre outros) e não são assistidas pelos irmãos?

Quando lemos o livro de Atos dos Apóstolos, vemos algo que todo líder de igreja gostaria de ter: cultos onde houvesse salvação de vidas aos milhares, primeiro 3000, depois 5000 pessoas, chegando, nos próximos, a contar multidões de discípulos; outros são os milagres, a presença do Senhor com eles, realizando sinais e maravilhas. Tudo isso, e muito mais, leva-nos a querer saber o que levou essa igreja a obter tantos resultados, se as condições da época eram as piores possíveis, quando comparando aos nossos dias, tendo um alto índice de analfabetismo, nenhum escrito à disposição na primeira metade do século, utilizando uma área externa do templo em Jerusalém para se reunirem, e, ainda, sob o domínio do império romano. Isso nos faz pensar, desejar e buscar uma igreja igual.

Nossos irmãos do primeiro século tinham reuniões nas casas, com a finalidade de ensinar a Palavra de Deus e alcançar as pessoas lá onde elas convivem umas com as outras no cotidiano: nas casas, nas ruas, no trabalho, nos templos... etc. Naquelas reuniões, os recém-nascidos eram abrigados e amamentados espiritualmente no calor dos berços dos grupos caseiros. Ali aprendiam a falar e a caminhar, receberam os cuidados ternos até se tornarem jovens aptos a serem, também, novos pais para cuidarem com carinho dos novos.

Grupos Familiares são lares que serão consagrados para tornar-se lugar de oração. Selecionaremos com os membros da Igreja, algumas casa e teremos dois grupos que farão culto nos lares, ensinando sobre a Palavra de Deus, curando enfermos e ajudando aos necessitados e doentes, conforme manda o Senhor Jesus.

É um grupo de até 12 pessoas que se reúnem em um lugar para viver todos os aspectos essenciais da vida da igreja (comunhão, adoração, ensino, evangelismo, discipulado e serviço) de uma maneira informal, pessoal e participativa experimentando no meio deles a presença, o poder e o propósito de Jesus.

Nenhum comentário: